domingo, 26 de setembro de 2010

PEDAGOGIA DE PROJETOS

Em maio de 2002 participei de uma formação sob a coordenação da professora Adriana Gandin. A temática era pedagogia de projetos. Na época eu tinha apenas um ano e meio de experiência como docente e a formação veio muito oportuna, pois me ajudou a incrementar minhas aulas além de esclarecer muitas dúvidas que eu tinha sobre a ação docente.

A pouco tínhamos discutido sobre avaliação e algumas questões não queriam calar: “O que então, por no lugar das notas, dos conteúdos preestabelecidos? Que coisas nossas crianças e adolescentes precisam realmente aprender\discutir?”

                Considerando esses questionamentos percebemos que através da metodologia de projetos seria possível dinamizar a ação docente na sala de aula e (re)significar os conteúdos que a escola ministra, isto porque segundo a autora:
·         Abre a perspectiva para a construção do conhecimento a partir de questões reais;
·         Incentivam atitudes de cooperação, solidariedade, responsabilidades, respeito ao outro;
·         Possibilita o estudo de temas vitais no horizonte político-pedagógico da comunidade e ao mesmo tempo no interesse do aluno;
·         Permite a participação de todos, porque é da essência do projeto levar as pessoas ao fazer, ao trabalho cooperativo e a solidariedade;
·         Permite á criança desfrutar o que vai aprendendo, a partir de atividade significativa;
·         Oportuniza que a criança viva uma experiência de verdadeira interação, discussão e troca de pontos de vista sobre diversos materiais e conteúdos variados;
·         Parte e valoriza os conhecimentos que a criança possui sobre o tema em estudo e respeita os diferentes modos de aprende;
·         Favorece a elaboração de conclusões e descobertas grupais, dentre outras vantagens.

ESQUEMA DE UM PROJETO

1.       INCENTIVO
2.       FORMULAÇÃO DO PROPÓSITO
3.       PLANO COOPERATIVO (O que queremos pesquisar? Para que queremos? Como iremos fazer?)
4.       DESENVOLVIMENTO
5.       CULMINÂNCIA
6.       AVALIAÇÃO E AUTOAVALIAÇÃO

O PAPEL DO DOCENTE DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
·         Especificar o fio condutor (O que se pode aprender com o projeto)
·         Buscar materiais
·         Estudar e preparar o tema
·         Envolver os componentes do grupo
·         Destacar o sentido atual do projeto
·         Manter uma atitude de avaliação
·         Recapitular o processo seguido

APLICABILIDADE (Vejam como é simples)

- Planejamento cooperativo

Exemplo I:
I. o que queremos fazer?
- Queremos estudar o corpo humano
II. para queremos fazer?
- Para descobrir mais sobre o nosso corpo e o seu funcionamento. No final faremos um álbum com todas as informações e as descobertas que fizemos
III. Como iremos fazer?
Iremos assumir as seguintes tarefas:
-Pesquisar em livros, revistas e na internet
-Fazer tarefa em sala de aula e em casa sobre o assunto
-Estudar os órgãos do nosso corpo e os três sentidos (tato, olfato, paladar, visão)
-Ler textos informativos
-Fazer figurinhas e colar no álbum



















Exemplo II:
I. o que queremos fazer?
- Queremos escrever um livro de poesias
II. para queremos fazer?
- Para guardar todas as poesias que nós inventamos
III. Como iremos fazer?
Iremos assumir as seguintes tarefas:
-ler muitos livros de poesia
-Escrever poesias
-ler e cantar músicas que tenham rimas
-fazer tarefas sobre rimas














Exemplo III:
I. o que queremos fazer?
- Queremos conservar os recursos materiais que temos na escola
II. para queremos fazer?
- Para garantir o maior aproveitamento dos recursos
- para que os materiais adquiridos pela escola tenham maior durabilidade
III. Como iremos fazer?
Iremos assumir as seguintes tarefas:
-pesquisar a origem dos recursos que vem para a escola
- fazer uma comparação do que temos com o que já foi comprado
- definir meios de como podemos preservar
- Listar a utilidade dos bens adquiridos
Produzir cartazes com frases de impacto para divulgar a campanha
- Fotografar flagrante de ações destruidoras e ou materiais destruídos para se discutir atitudes
-Visitar os espaços da escola para identificar marcas de destruição


























Com essas orientações em mãos, ao retornar para a escola explicitei a ideia para a turma. Dividi a turma em cinco grupos. Cada grupo escolheu uma das temáticas que elencamos juntos no quadro e desenvolveram o planejamento cooperativo. Esta era uma turma de 3ª série. Pena que eu não fiquei com a turma até o final do ano para ver a conclusão.


OBS: caso eu encontre em meus registros 

Um comentário:

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