domingo, 26 de setembro de 2010

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO - continuando a conversa

Continuando os pontos abordados por Carrílho na formação que citei no texto anterior abordaremos agora as discussões em torno da avaliação. Segundo o autor a Avaliação é instrumento de aprendizagem individual e coletiva e deve ser construída em conjunto com os alunos.

Objetivo é avaliar para auxiliar o aluno em todas as suas dimensões constitutivas. Para ajudar  a identificar os aspectos interferentes. Decidir juntos. valorizar. Construir em conjunto. Incluir. Apoiar. Incentivar. O erro deve ser visto como acontecimento, fonte de aprendizagem, ponto de partida, autocompreensão, busca participativa.

Embora o autor não tenha citado. A concepção apresentada tempos depois foi chamada de Avaliação diagnóstica, bastante abordada nas escolas e  bastante citada pelos educadores, mas que tem custado por em prática. Isto porque muitos entraves ainda interferem negativamente no processo avaliativo. Um desses entraves é a ideia equivocada atrelada a promoção automática que acontece nas escolas em regime de ciclos de formação em que há quem afirme que "se o aluno souber que não se reprova ai  é que ele não estuda, não se esforça". Na verdade é a nota que corrompe o aluno, a medida que ele só faz o trabalho, só estuda para adquiri-la. Romper com essas visão ainda é um desafio.

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