sábado, 2 de outubro de 2010

A RELAÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA E CURRÍCULO

Fiz a leitura de um artigo de Lino de Macedo que tratava sobre os desafios nas relações entre inteligência e currículo. O autor aborda alguns aspectos bem interessantes e começa por dizer que a idéia de uma escola para todos combina com uma visão de inteligência também pensada para todos. Para ele o sucesso escolar depende do modo como os desafíos são enfrentados, compreendidos ou superados nos planos propostos.

      Para a construção de um plano curricular consistente o primeiro desafío segundo o autor é: Coordenar currículo e inteligência. Fazer corresponder bem um currículo para todos e uma inteligência de todos.

     O segundo desafio é: Coordenar a idéia de inteligência/aprendizagem como processo de desenvolvimento x inteligência/aprendizagem como processo de ensino.

          (aprendizagem - desenvolvimento x aprendizagem - ensino)

     Sabendo-se que  não dá para pensar ensino desvinculado dos sujeitos  o autor aborda a compreensão sobre sujeito epistêmico e sujeito psicológico.
      Sujeito epistêmico: considera características gerais/ a inteligência de todos
     Sujeito psicológico: considera as caracteristicas individuais

     O que o autor quer dizer é que as pessoas possuem caracteristicas que são comuns a todos e outras que lhes são especificas e quando se pensa políticas públicas para educação. Pensa-se no plano geral, com princípios e orientações didáticas também gerais. Mas cabe a escola estabelecer o elo entre o geral e o especifico\individual de cada sujeito.

     Segundo Macedo:

À escola cabe a proposição de um projeto político pedagógico condizente com as orientações currículares, mas sabendo que este acontece num determinado espaço, tempo, pessoas.
      Essas colocações levam a conclusão de que os conteúdos currículares supõem base em pesquisa, correspondência entre nível de dificuldade/ exigência para aprendizagem e os recursos de inteligência.

     Uma questão suscitada no artigo  era: Como articular inteligência numa perspectiva psicológica e inteligência numa perspectiva pedagógica?

     A proposição do autor é articular domínio de conteúdos disciplinares com desenvolvimento de competências, habilidades e valores. O que implica coordenar características do desenvolvimento da criança com processos de ensino do aluno.

     Segundo Macedo Desenvolvimento da inteligência e procedimento de ensino são partes de um mesmo todo

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