Continuando os pontos abordados por Carrílho na formação que citei no texto anterior abordaremos agora as discussões em torno da avaliação. Segundo o autor a Avaliação é instrumento de aprendizagem individual e coletiva e deve ser construída em conjunto com os alunos.
Objetivo é avaliar para auxiliar o aluno em todas as suas dimensões constitutivas. Para ajudar a identificar os aspectos interferentes. Decidir juntos. valorizar. Construir em conjunto. Incluir. Apoiar. Incentivar. O erro deve ser visto como acontecimento, fonte de aprendizagem, ponto de partida, autocompreensão, busca participativa.
Embora o autor não tenha citado. A concepção apresentada tempos depois foi chamada de Avaliação diagnóstica, bastante abordada nas escolas e bastante citada pelos educadores, mas que tem custado por em prática. Isto porque muitos entraves ainda interferem negativamente no processo avaliativo. Um desses entraves é a ideia equivocada atrelada a promoção automática que acontece nas escolas em regime de ciclos de formação em que há quem afirme que "se o aluno souber que não se reprova ai é que ele não estuda, não se esforça". Na verdade é a nota que corrompe o aluno, a medida que ele só faz o trabalho, só estuda para adquiri-la. Romper com essas visão ainda é um desafio.
Sonho com uma educação de qualidade, por isso tenho realizado alguns estudos nessa área, a fim de ampliar o conhecimento sobre essa tematica. Se Você assim como Eu comunga deste sonho fique a vontade para sugerir, pesquisar e deixar suas contribuições neste blog que tem por objetivo socializar tais estudos/vivencias/experiências com os colegas leitores e somar aos que também buscam desenvolver um ensino de qualidade neste país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita ao meu blog. Volte sempre!