Para a construção de um plano curricular consistente o primeiro desafío segundo o autor é: Coordenar currículo e inteligência. Fazer corresponder bem um currículo para todos e uma inteligência de todos.
O segundo desafio é: Coordenar a idéia de inteligência/aprendizagem como processo de desenvolvimento x inteligência/aprendizagem como processo de ensino.
(aprendizagem - desenvolvimento x aprendizagem - ensino)
Sabendo-se que não dá para pensar ensino desvinculado dos sujeitos o autor aborda a compreensão sobre sujeito epistêmico e sujeito psicológico.
Sujeito epistêmico: considera características gerais/ a inteligência de todos
Sujeito psicológico: considera as caracteristicas individuais
O que o autor quer dizer é que as pessoas possuem caracteristicas que são comuns a todos e outras que lhes são especificas e quando se pensa políticas públicas para educação. Pensa-se no plano geral, com princípios e orientações didáticas também gerais. Mas cabe a escola estabelecer o elo entre o geral e o especifico\individual de cada sujeito.
Segundo Macedo:
Essas colocações levam a conclusão de que os conteúdos currículares supõem base em pesquisa, correspondência entre nível de dificuldade/ exigência para aprendizagem e os recursos de inteligência.À escola cabe a proposição de um projeto político pedagógico condizente com as orientações currículares, mas sabendo que este acontece num determinado espaço, tempo, pessoas.
Uma questão suscitada no artigo era: Como articular inteligência numa perspectiva psicológica e inteligência numa perspectiva pedagógica?
A proposição do autor é articular domínio de conteúdos disciplinares com desenvolvimento de competências, habilidades e valores. O que implica coordenar características do desenvolvimento da criança com processos de ensino do aluno.
Segundo Macedo Desenvolvimento da inteligência e procedimento de ensino são partes de um mesmo todo
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